Com que roupa eu vou? | O que vestir pra entrar na Mesquita Azul em Istambul

Posted on
o que vestir na mesquita azul

Você bem sabe que pra visitar qualquer templo de qualquer religião em qualquer lugar do mundo, sua obrigação é respeitar os costumes e regras locais, né? Todo mundo que tem bom-senso sabe.

O que talvez você não saiba é o que exatamente é considerado adequado vestir pra entrar na Mesquita Azul em Istambul ou em qualquer outra mesquita da Turquia. Vem cá que eu te conto:

 Para os homens – calça ou bermuda e camisetas com manga. Fácil, mole, lindo.

Para as mulheres – nada que deixe os joelhos nem os ombros à mostra + um lenço ou pashmina ou um pano qualquer pra cobrir a cabeleira. Tipo isso:

 

o que vestir na mesquita azul que roupa usar

Eu já contei aqui que na Turquia você pode andar pra cima e pra baixo com as roupas que você veste normalmente, sem se preocupar. Só mesmo nas mesquitas que existem restrições. E aí, tem gente que pergunta:

“Ah, mas então se eu não estiver com a roupa certa não posso entrar na Mesquita Azul?”

Pode sim. Mas pra isso, você vai ter que vestir os panos e/ou túnicas que eles oferecem lá na porta.

o que vestir na mesquita azul

Quando fui pra Istambul pela primeira vez, eu também não sabia o que vestir para entrar na Mesquita Azul, era inverno e eu estava com um meia calça bem grossa, mas meu casaco não cobria o joelho, então a moça na porta me pediu pra amarrar o pano na cintura. O resultado é zero fotogênico, olha que marmota:DSCN1264

O pano é até cheirozinho, mas não dá pra saber se o que alguém usou pra sentar no chão é o mesmo que você vai usar na cabeça. Então, vale a pena ir de saia longa e levar o próprio lenço pro cabelo se você for mulher, concorda?

Outra coisa importante é que tem que tirar os sapatos. Só a título de curiosidade: antes de entrar nas mesquitas, os homens islâmicos lavam os pés, não importa o frio que esteja fazendo lá fora. É um ritual de purificação que você, homem turista, não precisa fazer, a não ser que queria.

tirar sapato mesquita azul

lavar os pés mesquita azul

Mas, se no dia não der pra estar vestido direitinho e te der vontade de conhecer na Mesquita Azul, não esquente. Abrace a causa do pano público e entre, porque vale a pena demais.

MesquitaAzul teto

mesquita azul detalhes

É bom saber que a Mesquita Azul fica fechada pra turistas por 90 minutos durante cada uma das preces diárias.

Elas acontecem nestes horários aqui:

1) Imsak  – duas horas antes do amanhecer.
2) Güneş  – durante o amanhecer.
3) Ögle  – ao meio dia.
4) Ikindi  – à tarde.
5) Aksam  – ao pôr do sol.
6) Yatsi – pouco antes da última luz do dia desaparecer.

Aqui no blog tem outros posts com dicas legais sobre a Turquia como  Onde Ficar em IstambulTradições e Costumes Turcos,e sobre um Hotel de Pedra Incrível na Capadócia. É só clicar e conferir.

É isso! Espero ter ajudado.

Beijo e boa viagem.

Gabriela Outros Roteiros  Clique na fotita pra acompanhar a gente no Instagram.

 

  • Share