Com que roupa eu vou? | O que vestir pra entrar na Mesquita Azul em Istambul

Posted on
o que vestir na mesquita azul

Importante: se você pretente visitar a Mesquita Azul antes de 2020, leia até o final.

A Mesquita Azul é um dos pontos turísticos “tem que ir” em Istambul. Mas, antes de ser um lugar pra gente visitar, achar lindo e tirar foto, a mesquita é um templo religioso. E você bem sabe que pra visitar qualquer templo de qualquer religião em qualquer lugar do mundo, sua obrigação é respeitar os costumes e regras locais, né? Lá no fundo do seu coração você sabe.

O que talvez você não saiba é o que exatamente é considerado adequado vestir pra entrar na Mesquita Azul em Istambul ou em qualquer outra mesquita da Turquia. Vem cá que eu te conto:

 Para os homens – calça e camiseta com manga. Fácil, mole, lindo.

Para as mulheres – nada que deixe os joelhos nem os ombros à mostra + um lenço ou pashmina ou um pano qualquer pra cobrir a cabeleira. Tipo isso:

o que vestir na mesquita azul que roupa usar

Eu já contei aqui que na Turquia você pode andar pra cima e pra baixo com as roupas que você veste normalmente, sem se preocupar. Só mesmo nas mesquitas que existem restrições. E aí, tem gente que pergunta:

“Ah, mas então se eu não estiver com a roupa certa não posso entrar na Mesquita Azul?”

Pode sim. Mas pra isso, você vai ter que vestir os panos e/ou túnicas que eles gratuitamente oferecem por lá. Quando fui pra Istambul pela primeira vez, eu também não sabia o que vestir para entrar na Mesquita Azul. Era inverno e eu estava com um meia calça bem grossa, mas meu casaco não cobria o joelho, então a moça na porta me pediu pra amarrar o pano na cintura. O resultado é zero fotogênico, olha que marmota:

DSCN1264

Antes, os panos eram entregues meio baguçadamente numa ‘varandinha’ na lateral da mesquita. Na minha útima visita, em agosto/setembro de 2018, o esquema já estava bem mais estruturado, com um guichê onde uma moça sorridente distribuía os lenços de cabeça para as mulheres, além de túnicas mais ajietadinhas, inclusive para os homens que estavam de bermuda.

O que vestir na Mesquita Azul 2018 empréstimo de lenços e túnicas de graça

Outra coisa importante é que tem que tirar os sapatos.

via GIPHY

Só a título de curiosidade: antes de entrar nas mesquitas, os homens islâmicos lavam os pés, não importa o frio que esteja fazendo lá fora. É um ritual de purificação que você, homem turista, não precisa fazer, a não ser que queria.

Enfim, tem gente que acha muita trabalheira pensar no que vestir, se cobrir com panos e tirar sapato só pra visitar um ponto turístico. Mas eu garanto que o esforço é muito pequeno comparado a tamanha lindeza que você vai econtrar lá dentro.

MesquitaAzul teto

mesquita azul detalhes

É bom saber que a Mesquita Azul fica fechada pra turistas por 90 minutos durante cada uma das preces diárias.

Elas acontecem nestes horários aqui:

1) Imsak  – duas horas antes do amanhecer.
2) Güneş  – durante o amanhecer.
3) Ögle  – ao meio dia.
4) Ikindi  – à tarde.
5) Aksam  – ao pôr do sol.
6) Yatsi – pouco antes da última luz do dia desaparecer.

Aqui no blog tem outros posts com dicas legais sobre a Turquia como  Onde Ficar em IstambulTradições e Costumes Turcos,e sobre um Hotel de Pedra Incrível na Capadócia. É só clicar e conferir.

ATUALIZAÇÃO  – MESQUITA AZUL EM REFORMA ATÉ 2020

Mesquita Azul em reforma até 2020 o que vestir para entrar na Mesquita Azul

Como contei lá em cima, estive em Istambul mais recentemente no finzinho de agosto/início de setembro de 2018. A Mesquita Azul estava praticamente toda em obras por dentro. Pensa só…  ela começou a ser erguida em 1616. Sim! São mais de 400 anos de construção e, pra mantê-la de pé, o governo turco faz reformas de tempos em tempos. Não tem como mentir e dizer que não foi um tanto decepcionate encontrar aquela belezura coberta de tapumes e aindaimes.

Mas nem deu tempo de reclamar, porque logo chegou a notícia do incêndio no nosso Museu Nacional, por total descaso e falta de quê? De reformas. Então, se você estiver planejando uma viagem a Istambul daqui até 2020, prepare-se pra um choque de expectativa versus realidade na Mesquita Azul. Lá no Instagram @outrosroteiros tem um destaque que mostra como ela estava por dentro no dia em que visitei, pra te dar uma ideia.

Stories do Instagram mostrando a Mesquita Azul

De qualquer jeito, lembre-se que é por causa desse cuidado que a Mesquita Azul tem chance de resistir por muito e muito mais tempo. E não se preocupe porque Istambul tem muitas outras mesquitas lindas e maravilhosas pra visitar, como a Mesquita Suleymaniye.

É isso! Espero ter ajudado.

Beijo e boa viagem.

Gabriela Outros Roteiros  Clique na fotita pra acompanhar a gente no Instagram.

 

  • Share