Quem é Ataürk e o que ele tem a ver com a sua viagem pra Turquia

Posted on
bandeira turca

Pense em todos os presidentes brasileiros que você conseguir. Pensou? Você penduraria a foto de algum deles na parede da sua casa? Colocaria uma bandeira com a imagem dele na sua loja? Visitaria um museu todo dedicado a ele? Acho que não, né? Pois bem, quando estiver na Turquia, conte quantas vezes você vai ver este rosto aqui:

mustafa kemal atürk

O Atatürk, que nasceu em 1881 e morreu em 1938,  foi o primeiro presidente da Turquia, fundou a República Turca e mora no coração de muitos e muitos turcos. Durante a sua viagem pra lá, você vai reparar que ele está pra todo lado.

Atatürk

Eu, que nasci e cresci num contexto totalmente diferente, me impressionei com essa adoração presidencial toda, mas logo entendi os motivos. Pra resumir e simplificar muito mesmo:  ele foi um herói militar e liderou a revolução que impediu que o território turco fosse dividido depois da Primeira Guerra Mundial. Antes disso, a Turquia era Império Otomano e o povo vivia de um jeito nada democrático, principalmente as mulheres. Ele mudou o alfabeto (daquelas letras desenhadas pra letras iguais as nossas com algumas variações) e modernizou a educação,  o vestuário, os costumes, aproximou a cultura turca do ocidente e fez tudo isso de um jeito muito patriota. Me corrijam se eu falei algo errado, historiadores  e pessoas super cultas. : )

ata12

Pra você ter uma ideia, eu perguntei pra nossa guia da Capadócia se ela gostava do Ataürk e ela me respondeu assim “Se eu posso estudar e trabalhar pra me manter, se eu posso andar livremente pela rua sem ter que usar véu se eu não quiser, se eu estou recebendo você aqui hoje, é por causa dele.”  Faz sentido ele ter tantos fãs, né? Eu confesso que vou com a cara do Mustafa.

taksim square istambul
Praça Taksim | Istambul

É por causa dessa revolução toda que você, moça turista, pode andar pelas cidades turcas de pernocas, braços e cabelos expostos (menos nas mesquitas) e você, rapaz turista, pode ver turcas de biquíni pelas praias do país.  Foi o Atatürk o grande responsável por transformar a Turquia num lugar bem diferente do esteriótipo de país islâmico que a gente tem na cabeça.

Em Ankara, que é a capital, tem o Anitkabir (com o primeiro i sem pingo): um mausoléu monumental, com um museu inteiro dedicado ao Atatürk. Vale muito a pena visitar se você estiver por lá. Olha só:

anitkabir

 

Anitkabir Ataturk Mausoleum

Mesmo que você não ligue muito pra essa minha tentativa de papo histórico, já vá se preparando porque,  provavelmente, a primeira coisa que você ouvir quando chegar na Turquia é “Seja bem-vindo ao aeroporto internacional Atatürk.”

Ah! Tem um perfil Instagram senscional sobre ele, só com montagens como essa:

foto

 

 

  • Share