Há um tempinho, eu fiz um post falando sobre as atrações imperdíveis de Istambul. Se você ainda não viu e quer ver, é só clicar aqui. Pois bem, acredita que dos 6 pontos turísticos da lista, 4 ficam no mesmo distrito?
Sultanahmet é o bairro da Mesquita Azul e da Santa Sofia que são uma na frente da outra, separadas por uns 5 minutinhos de caminhada, no máximo. Do lado da Santa Sofia, tem o Palácio Topkapi que, por sua vez, é vizinho de portão do Museu de Arqueologia de Istambul. Quer mais?
É na praça que fica entre a Mesquita Azul e a Santa Sofia que você compra ingressos e se encontra com a turistada que vai passear pelo Bósforo. De lá, a turma sai andando até o lugar onde se pega o barco. Eu fui com a empresa Bezak Travel e gostei.
Essa concentração de coisas pra fazer em Sultanahmet é uma beleza, principalmente pra quem tem pouco tempo pra aproveitar Istambul. Agora em agosto, um amigo ficou lá por só 10 horas, durante uma escala e conseguiu fazer tudo o eu citei aí em cima, menos o passeio de barco. Rendeu bem, né?
Se você for pra Istambul com uma agenda tranquila, em Sultanahmet dá pra aproveitar todas as atrações turísticas e ainda caminhar sem pressa entre lojas, casinhas, hotéis e restaurantes muito charmosos, quase todos com seus terraços com vista pra Mesquita e Santa Sofia de um lado e pro Mar de Marmara do outro.
Se quiser ficar hospedado em Sultanahmet, eu indico o Azade Hotel, porque seu dia vai começar assim:
Também tem o Four Seaosons, que é muito bem recomendado. Mas se você precisar de hospedagem bem mais em conta, tem o Hippodrome Hotel e o Mavi Guesthouse, um hostel bem animado.
Pra comer, eu adorei todos os restaurantes que experimentei, mas um especial é o Şiva, que tem o melhor yogurt kebab da vida e um baklava delícia de sobremesa. E, pelo menos até este último verão, tinha este garçom figura da foto aí embaixo, que é um show à parte.
Pra comprar jóias, tapetes, cerâmicas, temperos, caixinhas lindas de madrepérola e outros milhões de tipos de badulaques, tem o Arasta Bazzar e a loja Safa Halicilik, na rua Mimar Mehmet Aga Caddesi. Lá você vai encontrar o Ibrahim, que fala português assustadoramente bem. E ele tem um bom motivo pra isso:
Uma coisa importante: Sultanahmet é super movimentado de dia, mas a vida noturna morre cedo, principalmente no inverno. É muito seguro, mas é bem parado. Opções não faltam pra sair pra jantar no bairro, mas se você quiser movimento tarde da noite, seu destino é Taksim. Depois eu falo a respeito.
É isso. E aí, o que achou de Sultanahmet? Eu passaria uns dias por lá novo, sem sombra de dúvida.
Clique na fotita pra acompanhar a gente no Instagram.
Aqui no blog tem outros posts com dicas legais sobre a Turquia como Tradições e Costumes Turcos e um Hotel de Pedra Incrível na Capadócia. É só clicar e conferir.