Pra ver antes de ir | Roma em 5 filmes

Posted on
5 filmes para assistir antes de ir a Roma

Antes de arrumar as malas pra Roma, fiz uma listinha de 5 filmes que têm a capital italiana como pano de fundo. Alguns eu vi ou revi antes de ir, outros deixei pra ver depois, só pra sentir aquela vontade doída de voltar. Nos longas aí debaixo, você vai passar pelas ruínas, monumentos gigantescos e  ruazinhas charmosas que fazem de Roma uma coisa sem explicação de tão incrível.Roman1

Pura Sessão da Tarde, só que dos anos 50. Em Roman Holiday, Audrey Hepburn é uma princesa que surta por causa dos seus milhares de compromissos durante uma viagem diplomática pela Europa. Em Roma, dão a ela um remédio pra dormir mas, em vez de cair no sono, ela fica doidona, sai vagando pela cidade e é encontrada por um jornalista americano que resolve tirar um dia de folga pra ciceronear a nobre moça.

Eles começam o passeio com um gelatto na Piazza di Spagna, passam pela Bocca della Veritá e vão dançar à noite num barco no Rio Tibre, em frente ao Castel Sant’Angelo.  Não é exatamente um “boy gets girl/boy loses girl/boy gets girl back”, mas não chega a ser super surpreendente. De qualquer jeito é uma ótima pedida pra quem gosta de comédia romântica.

: (  A parede dos desejos, que tem uma história muito legal contada no filme, já não existe mais : (

Roman Holiday não está disponível na Netflix nem na Amazon, mas clicando aqui você pode alugar ou comprar no Google Play Filmes.

Se preferir, você também pode comprar ou alugar Roman Holisay pelo YouTube.

Gladiator Comodus

Você talvez já tenha visto o Russel Crowe matando geral na arena, sob os olhos do ingrato imperador Comodus – interpretado por ninguém menos que Joaquim Pheonix. Se já viu, vale assistir outra vez e reparar como a superprodução remontou o Coliseu no auge da Roma Antiga. Caso não tenha visto, vale assintir pelo mesmo motivo.

Se o Coliseu já é grandioso em ruínas, imagina inteiro coberto de mármore por dentro e por fora. Pra mim foi automático: entrar no Coliseu – lembrar do Gladiador e dos livrinhos das antigas civilizações que meu pai comprava da coleção quanto eu era criança. Se sua imaginação for boa, dá até pra ouvir o povo gritando nas arquibancadas, o barulho das espadas e os tigres e leões rugindo no porão.

Você pode ver Gladiador na Netflix, ou alugar/ comprar pelo Google Play Filmes ou pelo YouTube.

Caos1

Esse é um filme que mostra a Roma do dia a dia, sem foco nos pontos turísticos. É a história de um executivo que salva uma mulher de um afogamento no mesmo dia em que sua esposa morre, deixando uma filha pequena. No primeiro dia de aula depois das férias da menina, em vez de ir para o escritório, ele ficar sentado num banco de praça na porta da escola até a hora da saída. No dia seguinte, faz a mesma coisa. E no seguinte e no outro e no outro até o ponto que começa a deixar todo mundo preocupado. É o jeito diferente que ele arrumou de lidar o luto que faz o filme interessante.

Não encotrei Caos Calmo nas plataformas de streaming. Se alguém achar, deixa aí nos comentários, por favor.

RomaAmor1

Esse eu vi depois de voltar. Gosto muito do trabalho do Woody Allen e em Para Roma com Amor eu gostei tanto de ver os pontos turísticos de Roma quanto de acompanhar as histórias que se desenrolam na trama.  Os personagens passam por praticamente todos os lugares que visitei, o que me fez indagar, de novo, por que não existe teletransporte até hoje.  A primeira cena é uma voltinha pela rotatória em frente ao Il Vittorinano que é um dos tantos monumentos romanos que custam a caber nas nossas fotos de tão gigantes e cheios de detalhes. Que mais? A trilha sonora é ótima. Clique aqui pra ouvir.

Você pode alugar ou comprar Para Roma com Amor no Google Play Filmes e pelo YouTube.

La Dolce Vita

O filme mais famoso do Fellini virou um escândalo quando foi lançado, no início dos anos 60. Conta a história de um jornalista da mídia de fofoca, que depois de se envolver em casos bem bagunçados com uma mulher ali e outra lá, fica fascinado por uma atriz de Hollywood que está de passagem por Roma. Ele mostra a cidade a ela e a mulher resolve que a Fontana di Trevi é um lugar legal pra sensualizar e nadar de vestido longo, criando uma das cenas mais icônicas da história do cinema. Brincadeiras à parte, é um senhor filme. Vale assistir.

Também não encontrei La Dolce Vita pelos streaming da vida, mas sei que vira e mexe ele dá as caras pelo Telecine Cult.

ATUALIZAÇÃO 2020

 Comédia Notti Magiche estreou em 2019 e conta a história de três jovens aspirantes a roteiristas que se conhecem durante uma premiação em Roma e acabam acusados de assassinar um grande produtor de cinema italiano.

É isso. Depois de terminar de escrever esse post, não sei se me deu mais vontade de chamar uma pizza ou preparar um carbonara pra fazer outra sessão cine-romana. Bora?