Aposto que pelo menos uma vez na vida você já ouviu alguém falar que os franceses fazem zero questão de tratar bem os turistas. Eu tinha essa ideia tão forte na cabeça, que fui pra Paris preparada pra levar patadas de todos os lados. Mas, pra minha surpresa, não foi isso que aconteceu e eu bem acho que os franceses foram gentis comigo, em grande parte, por causa desta fala, ó:
Isso quer dizer “Bom dia/olá! Me desculpe, meu francês não é bom. Nós poderíamos conversar em inglês?” ou ago do tipo.
No meu caso, meu francês não é ruim, é inexistente. Mas eu fiz questão de decorar esse mini-discurso só pra ver se surtiria algum efeito. E surtiu. A resposta era quase sempre um “Of course” ou um “Yes we can”. Se o inglês não é seu forte, tenta fazer mímica, sei lá, hehe. Minha vó fazia isso e dava certo!
Tá de passagem comprada pra França? Faça esse teste. Clique aqui porque eu já deixei a frase engatilhada no tradutor do Google, pra você ouvir quantas vezes forem necessárias até decorar também. Se achar a pronúncia muito difícil, escreve num pedaço de papel e mostra pros atendentes franceses, mas faz isso com uma cara de humilde um sorrisinho meio tímido. Eu usei essa tática do papel em cidades não tão turísticas na Turquia e o povo chegava a gargalhar.
Mas voltando aos franceses, você deve estar se perguntando: por que se esforçar tanto pra poder ser tratado com educação se isso é obrigação de todo mundo que lida com o público, ainda mais num país ultra-turístico como a França? Porque antes de entrar na terra dos outros é sempre bom tentar entender pelo menos um pouco da cultura deles.
O bonjour que eu citei lá em cima é muito importante na França. Sempre que você se dirigir alguém, em vez de chegar e já ir falando o que você quer, comece a frase com um bonjour. Cumprimentar demonstra respeito ao outro, mostra que você vê a pessoa em condição de igualdade em relação a você.
Quanto a língua, eu já ouvi dizer que os franceses são super nacionalistas e têm birra da Inglaterra assim como os brasileiros têm birra da Argentina. Então não é legal já chegar falando inglês, porque não é todo francês que leva isso numa boa. Mas também já ouvi dizer que isso mito e que, na verdade, eles se incomodam porque nem todo mundo domina a língua, como os viajantes costumam supor. De qualquer forma, basta ter um pouquinho de humildade e entender que ninguém é obrigado te tratar bem só porque você tá pagando. É só se colocar no lugar do atendente e lembrar de tratá-lo como você gostaria de ser tratado. Básico do básico da educação que a gente aprende em casa.
Gentileza gera gentileza.
E se mesmo seguindo essas dicas, se algum francês te tratar mal é porque ele é sem coração, não porque ele é francês.