5 dicas simples pra quem quer viajar mais

Posted on

Este ano já passou da metade e eu ainda tô em dívida com a minha resolução número 1 de todo réveillon: viajar mais. Seja por falta de tempo, de dinheiro ou de vergonha na cara pra arrumar tempo e dinheiro (hehe), eu sempre acabo viajando bem menos do que gostaria. Se esse também é o seu caso, vem cá que a gente resolve isso junto. Dá pra começar hoje mesmo a deixar tudo no jeito pra facilitar a próxima viagem, seja ela qual for. Olha essas dicas aqui:

 

Viajar mais

Isso é o básico do básico. Se você gosta tanto assim de viajar, já tá na hora de dedicar um tiquinho que seja do seu dinheiro pra isso. Determine um valor mensal e tente manter-se firme no propósito. Quando suas férias chegarem ou um boa oportunidade aparecer, você vai ter uma reserva pra comprar passagem, pagar hotel, comer num restaurante legal, comprar imã de geladeira pras suas tias e fazer o que der vontade, sem se preocupar demais com o quanto isso vai pesar no bolso na hora em que você desembarcar de volta.

viajar mais

Parece bobagem se preocupar com isso se você não está de viagem marcada, mas pode apostar que não é. Manter sua documentação sempre a postos e dentro dos prazos de validade automaticamente liga o seu radar de chances pra viajar e ainda poupa uma trabalheira danada na hora em que você efetivamente resolver embarcar pra fora o país.

Alguns países exigem passaporte válido por até 6 meses contando da data da sua saída. Então, se você ainda não tem o seu ou se deixou vencer, já pro site da PF pra botar tudo em dia. O link tá aqui.

Quanto aos vistos, é melhor ser um pouco mais criterioso e providenciar o seu quando você já tiver pelo menos uma ideia da data da sua viagem. A não ser no caso do visto americano pra turismo. Como vale por até 10 anos, pode ser uma boa já tirar.

Clique aqui pra ver uma lista de países que exigem vistos para brasileiros. Vale conferir.

passagem promoçãoVocê saiu pra almoçar hoje? Abasteceu o carro? Comprou um sapato? Fez supermercado? Cada vez que você usa seu cartão de crédito dá pra acumular pontos que podem ser convertidos em milhas pra viajar. Se isso não é motivo pra você desenvolver uma compulsão por milhas eu não sei o que é. Talvez você já esteja inscrito automaticamente no programa de relacionamento do seu cartão, mas não custa ter certeza, né? Procure na sua fatura que lá estão os pontos que você tem. Se não tiver nada, já pro site do seu banco ou da administradora do seu cartão, que lá eles explicam tudo direitinho.

Quando for viajar de avião, lembre-se de logar no site da companhia aérea com o seu número do programa de milhagem. Fazer check-in online e comprar passagem flex são coisas que costumam render milhas a mais.

Uma dica boa que o Henrique do Blog Rumo me deu foi me inscrever nos programas de fidelidade de posto de gasolina. Ajuda muito.

Daqui a pouco seu banco de milhas fica rico e você pode começar a aproveitar. Poucas coisas são tão boas quanto a sensação de viajar de graça. Vicia mesmo, você vai ver.

Ah! Atenção pras datas de expiração dos pontos, porque é muito fácil esquecer e ver suas milhas desaparecerem de um dia pro outro. Já aconteceu comigo. Esses dias. E doeu.

promoção passagens aéreas

Elas são mais frequentes do que a gente imagina. Outro dia mesmo tinha passagens pra Europa por R$ 317 ida e volta. IDA-E-VOLTA. Dá pra acreditar? Vai que aparece uma dessas bem na época em que você tá livre pra arrumar a mala e sumir no mundo,  nem que seja por uma semana.

Para instigar meu espírito de viajante por impulso, eu gosto de seguir o @passagensimperdíveis e o @melhoresdestinos. Eles dão notícias de passagens promocionais em primeira mão e encontram cada pechincha que é de deixar qualquer viajante doidinho da silva.

As companhias aéreas costumam mandar e-mail nas temporadas de mega-promoções também, então não saia apagando todo e qualquer e-mail sem ler.

Pra quem prefere viajar com agência de turismo, uma boa dica é seguir sua agência nas redes sociais e pedir pro seu agente ficar e olho e avisar sempre que aparecer uma promoção legal. Muitas vezes eles também conseguem boas tarifas em hotéis e facilitam o pagamento pra você.

viagem de carro

Se você mora no Brasil, é bem provável que exista algum lugar bonito e interessante pertinho da sua casa e você nem tchum. Tire um dia pra fazer uma pesquisa e descobrir destinos que você pode conhecer num fim de semana ou, quem sabe, num bate-volta. De carro, de ônibus, até de bicicleta tá valendo. O que tem de praia, cidadezinha charmosa, cachoeira, serra e chapada por aí não é brincadeira. Fora as capitais que têm museus, pontos históricos e parques que merecem a sua visita.

É isso! Bora por em prática?

Beijo e boa viagem.

  • Share