Se você está se preparando pra explorar um novo destino e quer aproveitar tudo e mais um pouco do que ele tem a oferecer, montar um roteiro de viagem deve ser o seu primeiro passo. Tem gente que pensa que um roteiro organizado, com uma programação pré-estabelecida só serve pra deixar a viagem com cara de excursão de vovózinha. Nada mais longe da verdade. Além de ajudar você a otimizar tempo e economizar dinheiro, ter clareza sobre quais são as experiências que você quer viver pode evitar perrengues e garantir memórias maravilhosas que você vai levar pela vida toda. Para ajudar você nessa tarefa de montar um roteiro de viagem bem incrível e com a sua cara, separei 5 dicas simples que vão deixar seu planejamento viajante mais eficiente e divertido. Segura:
Dica 1 – Entenda exatamente que tipo de viajante você é
Você ama arte, história e cultura? Ou está numa fase de festa e de conhecer gente nova? Você prefere passar a tarde ao ar livre ou se esbaldar num outlet? Faz questão de provar todas comidas típicas do lugar? Talvez você queira fazer tudo de uma vez só, mas se tem uma coisa certa sobre viagens é que elas não duram pra sempre e, portanto, é importante aprender a priorizar. E pra isso você tem que entender claramente o que você quer. O que foi que atraiu você pra aquele lugar? Que tipo de experiências você não abre mão de viver na sua viagem? Um mesmo destino pode ter várias facetas e saber quais delas mais combinam com você pode fazer toda diferença, inclusive pra colocar em prática a próxima dica.
Dica 2 – Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa
O segundo passo para montar um roteiro de viagem é caprichar na pesquisa. A internet é sua melhor amiga nessa tarefa e os resultados dela vão depender muito da forma como você fizer suas buscas. Por exemplo: se você adora livros e está com passagens compradas para Portugal, que tal buscar por “livrarias charmosas em Lisboa”? E se você também quiser aproveitar a viagem pra sentir um pouco de adrenalina, busque por “esportes radicais em Portugal”. Agora imagine se sua banda preferida estiver por lá na mesma época que você? Procure por “shows em Portugal julho.” por exemplo.
Sabe aquelas pessoas que fazem as viagens mais descoladas e descobrem lugares diferentes do padrão? Tá aí o segredo. Elas sabem o que querem e sabem como procurar. Mas, falando em padrões, não tem nada de errado em querer visitar os pontos icônicos do seu destino. Não é à toa que essas atrações são cartões-postais e poder vê-las de perto é sensacional. Montar um roteiro de viagem ajuda até nisso. Nas suas pesquisas você vai descobrir os endereços, os melhores horários para visitar cada atração, o dia da semana em que aquele museu fecha, quanto custa cada ingresso, se o restaurante onde você quer se esbaldar exige reserva, se existe alguma restrição de roupa pra entrar naquele templo histórico maravilhoso. Lembra de quando eu falei sobre economizar evitar perrengues? Pois é! Anote toda e qualquer informação útil numa listinha e reserve para usá-la na dica 3.
Mas antes, ainda na fase de pesquisa, além de usar o Google pra encontrar lugares, você pode usar redes sociais para encontrar pessoas. Dizem que o melhor especialista em um destino é quem esteve lá por último. Então abra seu Instagram e busque pela localização ou pela hashtag do seu destino, toque em “Recentes”, encontre as fotos mais bonitas e puxe papo com os donos e donas delas. Faça perguntas e peça dicas, nos comentários ou por direct. Vai que daí nasce uma amizade viajante?
Outra rede que é uma mão na roda na hora de fazer pesquisa sobre viagem é o Trip Advisor. Lá você vê avaliações de pessoas diferentes sobre o mesmo destino, hospedagem ou atração, além de também encontrar fotos inspiradoras e poder conversar via direct. O que eu acho mais legal no Trip Advisor é perceber como uma mesma viagem pode ser uma experiência complemente diferente, dependendo de quem viaja.
Dica 3 – Monte o seu próprio mapa
Com a lista de endereços dos lugares que você quer visitar, abra o Google Maps e selecione a opção Seus Lugares e depois Criar Mapa. Lá você pode marcar cada uma das atrações, ver a distância entre elas, além de entender se vale mais a pena ir a pé, de carro ou de transporte público. Um mapa personalizado vai ajudar muito a se situar no seu destino e aproveitar melhor o tempo. Você pode escolher ícones diferentes para cada lugar que você marcar. Assim você encontra tudo o que precisa com uma só batida de olho. Outra coisa muito legal é que você pode chamar amigos para colaborar e sugerir lugares, com notas texto, links fotos e vídeos também.
Dica 4 – Agrupe os passeios por dia de viagem
Agora que você já sabe quais atrações quer visitar em quais horários e o que fica perto do quê, já dá pra montar o seu roteiro propriamente dito de um jeito muito mais inteligente. É hora de decidir em qual dia você vai conhecer cada atração e o que mais dá pra combinar com ela. Por exemplo: se você pretende ir ao Central Park de manhã, que tal já planejar um almoço num restaurante descolado ali por perto? E se logo depois você fosse conferir uma exposição e de lá emendasse com o show que vai ter à noite? Pra facilitar, anote tudo no calendário do seu celular ou num caderninho de papel mesmo, se você gostar mais da ideia.
Outra ferramenta que pode ajudar bastante a montar um roteiro e visualizar sua viagem como um todo é o Trello. Eu sempre usei o Trello pra me organizar no trabalho e, esses dias, enquanto estava planejando a minha próxima viagem me caiu a ficha de que ele seria sensacional pra montar roteiros. Então criei uma coluna pra cada dia e um cartão pra cada atividade. Por exemplo: no dia 1 tem o cartão com as informações dos voos, um check list de documentos. Em outro cartão tem as informações da pousada e em outro tem o lugar onde quero ver o pôr do sol, com links e fotos de referência. No outros dias, os passeios que quero fazer com todas as informações necessárias em cada cartão. Meu roteiro no Trello ficou assim:
E o mais legal é que dá pra mudar os cartões de coluna, caso você mude de ideia ou alguma coisa saia diferente do planejado. Aliás, esse é o assunto da dica final.
Dica 5 – Abrace o inesperado
Montar um roteiro serve pra ajudar você a se situar e fazer sua viagem render o máximo possível. Mas não precisa pirar se não der pra cumprir tudo o que você queria do jeito e na ordem que você imaginou. Não tem nada melhor em uma viagem do que deixar o lugar te surpreender, se apaixonar por cantinhos (e até pessoas) que você nem sabia que existiam. Olhe pro roteiro como um fio condutor da sua viagem, não como uma lista de tarefas a serem cumpridas à risca. Afinal, a ideia é sair da rotina, relaxar e aproveitar, né?
É isso! Bora montar seu roteiro e boa viagem!
Gostou das dicas? Siga @outrosroteiros no Instagram pra acompanhar as novidades. Espero você lá!