Depois de ser tema de folhetim da Glória Perez, de outubro de 2012 até maio de 2013, a Turquia virou o centro das atenções turísticas aqui no Brasil. Só no Hotéis.com, a busca por hospedagem na terra do baklava cresceu 66% na semana de estreia de Salve Jorge na Globo. Achei muito legal a Dona Glória ter colocado esse país incrível na lista de desejos dos viajantes brasileiros, mas ela também colocou uma certa confusão na cabeça do povo.
Eu fui passear pela Turquia no fim de 2011 e início de 2012, antes dessa moda começar, e o que eu vi não foi exatamente o que a TV mostrou. Ai que mimimi de hipster, né? Mas deixa isso de lado e presta atenção:
Inverno bravo, como você pode ver. Essa foto nível National Geographic foi tirada pela minha irmã Tainá, no Museu Aberto de Göreme, na Capadócia. Então, se você está pensando em ir pra Turquia entre dezembro e março, pode encher a mala de casacos. É bom levar meias bem grossas, porque pra entrar na mesquitas, você tem que tirar os sapatos. Eu tive certeza que meus dedos iam cair do pé depois de deixar minha bota do lado de fora da lindona Mesquita Azul, em Istambul.
Na novela, o Demir ( também conhecido como Tim Maia Abravanel) morava na Capadócia e ia trabalhar todo dia no Grand Bazaar, em Istambul. A não ser que ele tivesse algum jatinho ou uma máquina de teletransporte escondida na caverna, isso é completamente inviável, já que são 736km entre um lugar e outro. Vale levar isso em conta se você tem poucos dias pra conhecer a Turquia. Eu fui de Istambul pra capital, Ankara, de avião e de lá peguei um ônibus até Nevşehir, na Capadócia. Tem gente que não para em Ankara e vai direto. No Turkey Travel Planner tem um monte de alternativas de transporte pra você se planejar.
A Capadócia é uma região da Turquia formada por várias cidadezinhas como Nevşehir, Avanos e Ürgüp. Todas elas têm rochas enormes de tufo calcário que sofreram milhares de anos de erosão e são relativamente fáceis de escavar. Tô fazendo essa introdução geológica nerd pra você entender que, por causa disso, há milhares de anos, os primeiros habitantes de lá acharam que era mais legal morar em cavernas e cidades subterrâneas do que construir casas comuns. Foi ali que os primeiros cristãos da região, inclusive São Jorge, se esconderam da perseguição religiosa e esculpiram igrejas inteiras, além de casas interligadas com sistema de ventilação, cozinhas, área para cavalos, vacas e ovelhas. Hoje, esse complexo todo é tombado como patrimônio mundial da UNESCO, ou seja ninguém mora lá. Não nessa parte turística. As pessoas que moram e trabalham na Capadócia vivem em casas comuns.
Eu não vi, mas dizem que em outras áreas têm pessoas que vivem do jeito que os personagens da novela viviam e até convidam alguns turistas pra dar uma olhadinha na morada. Só sei que, enquanto eu estive lá, nenhum Zyah me convidou pra tomar chá na casa-caverna.
Se você quer garantir uma experiência de completa da Capadócia, é bom demais se hospedar num cave hotel. Eu fiquei no Yunak Evleri que é tão excelente, que merece um post só pra ele. Clique aqui pra ler.
Mas é isso. Sabendo dessas coisas você vai aproveitar bem melhor sua viagem turca. : )