Playlist pra ouvir pelas estradas de Minas

Posted on

Minas Gerais é um destino que faz sucesso aqui no blog (e no meu <3). Os posts do Mochilão Mineiro e o de Tiradentes, que aliás eu preciso atualizar, sempre rendem acessos e alegria.

Por isso, eu preparei uma playlist caprichada com músicas de artistas mineiros e/ou que falam sobre Minas, pra você ouvir enquanto planeja sua viagem e quando estiver rodando pelas estradas desse Estado que eu nem consigo descrever de tanto que amo.

A playlist Outros Roteiros Mineiros tá lá no Spotify pra você seguir. É só clicar aqui. Mas como esse blog existe desde antes do Spotify existir, vou manter o mesmo padrão que usei pras playlists Italiana, Parisiense e Turca, com os links dos vídeos no Youtube. Dá o play e depois me conta o que você achou.

Playlist músicas mineiras

 Milton é tão Minas que seria impossível escolher uma música só. É por isso que na playlist do Spotify tem um monte das dele. Mas nenhuma seria tão boa pra abrir essa lista quanto Para Lennon e McCartney. “Sou do mundo, sou Minas Gerais.” 

O Skank se formou em 1991 e foi emplacando hit atrás de hit, espalhando mineiridade pelo Brasil. Além de música boa, eles também são bons de fazer clipes. Olha esse aqui:

Playlist de musicas mineiras

Clássico do pagode dos anos 90, quanto toca faz qualquer mineiro levantar da cadeira pra mostrar que tem samba no pé.

Mesmo no agito dos grandes centros urbanos, é difícil achar um mineiro que não tenha carinho pela vida simples de cidadezinha. É só dar o play nessa lindeza de música do Pato Fu pra sentir o sossego e simpatia das “currutelas” de Minas. A alma mineira tem sim um pé (ou corpo inteiro) na roça. É por isso que mineiro consegue progredir sem nunca perder o carisma.

É sertão que você quer? Então toma! César Menotti e Fabiano estão aqui pra fazer você sair procurando uma parceria pra dançar até cansar e uma paixão mineira pra chamar de sua.

Quer um lugar bom pra sofrer de amor? Vem pra Minas. E vem logo que essa moda do Diego e Victor Hugo é boa pra dançar agarradinho e esquecer a dor no coração.

Além de sertanejo e pop rock, Minas produz um folk do bom. Vem conhecer a Alice da banda O Berço.

Se você é mineiro ou gosta demais de Minas vai se emocionar com sutileza e a poesia dessa música. Chega a arrepiar.

Minas é um lugar dentro

Minas é um lugar dentro

Montanhas e casarões 

Janelas de olhar, dentro

Olhos de mulher, cofre, baú, segredo dentro

Se em Minas liberdade é viver dentro

Como pode um peixe vivo viver fora?

Como não colocar Lo Borges nessa lista? Não tem jeito. Lá na Playlist do Spotify ele também aparece mais de uma vez, junto com o Milton, no Clube da Esquina. Mas O Trem Azul tá aqui por motivos de mistério linguístico:

Já que Lo Borges é mineiro com força, e mineiro fala trem pra tudo, como saberemos se ele canta sobre um trem de ferro pintado de azul ou sobre uma coisa azul qualquer?

Fica aí essa questão.

E então? Aprovada a playlist mineira? Tem mais dicas de música pra deixar essa lista mais mineira impossível? Conta aí aí nos comentários =)

  • Share