Viajar na pandemia| Dicas simples para um turismo mais seguro e responsável

Posted on
dicas de como viajar durante a pandemia cuidados simples de segurança

Se você está buscando formas seguras de viajar durante a pandemia é porque, provavelmente, você manteve o distanciamento social, ficou em casa durante todo esse tempo e está precisando mudar de ares. Então, aqui vão algumas dicas pra você fazer sua viagem de uma forma consciente, segura e responsável.

Escolha destinos de Natureza, próximos de onde você mora.

Para viajar durante a pandemia de um jeito mais seguro, uma boa ideia é escolher destinos que ficam perto sua cidade, pra que você faça o trajeto de carro, de preferência, sem precisar parar. Leve muita água e lanches pra comer no caminho e, se a parada for realmente necessária, evite lugares cheios, não se esqueça da máscara, do álcool em gel e de lavar muito bem as mãos sempre que puder.

Quanto ao tipo de viagem, dê preferência a destinos de natureza pra que você possa aproveitar locais ao ar livre que são muito mais seguros do que ambientes fechados com pouca circulação de ar. Praias tranquilas, serras, chapadas e regiões cheias de cachoeiras o Brasil tem de sobra. Aposto que tem um lugar bem perto de você que você ainda não conhece. Agora mais do que nunca é a hora de valorizar o turismo local.

Sobre viajar de avião durante a pandemia

Se você considera viajar de avião, uma coisa que pode tirar um pouco de preocupação do seu coração aflito é saber que as aeronaves da frota brasileira têm um sistema de filtragem que renova o ar a cada 3 minutos e captura cerca de 99% das partículas. Os aeroportos e companhias aéreas do mundo todo têm protocolos de segurança bem delimitados, mas pra muita gente ainda é difícil entender a importância de respeitá-los. Relatos de passageiros descumprindo descaradamente as recomendações de segurança são bem comuns e se essas pessoas se comportam assim em um ambiente controlado, dá pra imaginar que elas são ainda menos cuidadosas no dia a dia. Então, principalmente se você é ou convive com alguém do grupo de risco para covid-19, melhor evitar viajar de avião por enquanto, pelo menos até que a benção da vacina caia sobre nós, rs.

Pra quem quer muito ou precisa embarcar em um avião nesse período, uma boa dica de proteção extra é usar, além da máscara, um face shield ou um daqueles óculos de costrução civil que vão evitar que você toque seus olhos durante o voo e durante o tempo em que você estiver esperando no aroporto.

Quem vai voar com crianças pequenas precisa ter ainda mais cuidado, porque afinal, elas tocam tudo o que está ao alcance e levam a mão a boca minuto sim, minuto também.

As companhias disponibilizam álcool em gel nas aeronaves, mas você pode e deve levar o seu. É permitido embarcar com um frasco de álcool em gel de até 500ml na mala de mão para voar pelo Brasil. Para voos internacionais, esse limite cai pra 100 ml.

Aqui você pode conferir dicas da ANAC sobre como se cuidar antes, durante e depois em uma viagem de avião. Vale lembrar que, assim que chegar ao seu local de hospedagem, é importante tirar e desinfetar seus sapatos e malas, colocar a roupa do corpo imediatemente para lavar e em seguida tomar um bom banho.

A mesma lógica de cuidados vale para viagens de ônibus.

ATUALIZAÇÃO SOBRE VIAGENS INTERNACIONAIS:

Depois de um verão de flexibilizações, a segunda onda da Covid-19 já deu as caras pela Europa e muitos dos governos voltaram a impor medidas de restrição em suas principais cidades. Antes de comprar sua passagem, confira as notícias sobre fechamentos de fronteiras, quarentenas para viajantes extrangeiros, horários dos toques de recolher e as regras de abertura das atrações como parques e museus.

É sempre bom acompanhar as atualizações site do consulado do Brasil no seu destino pra evitar aborrecimentos.

Viaje em grupos pequenos

Manter o distanciamento na sua cidade pra depois ir se aglomerar numa cidade turística não faz o mínimo sentido. Se você não está saindo, nem recebendo visitas ou visitando ninguém, é mais prudente viajar só com quem mora na sua casa. Mas se a ideia é juntar mais gente, escolha pessoas em quem você confia e que estejam agindo com consciência. O ideal que é que a turma toda faça o teste pra que a viagem seja mais tranquila. Lembre-se que mesmo pessoas que não apresentam sintomas podem estar contamindas e transmitir o vírus. Pense bem se o risco vale a pena.

Seja muito exigente na escolha da hospedagem

Uma boa alternativa é optar por uma hospedagem no estilo casa de temporada ou casa inteira no Airbnb, por exemplo. Assim você muda de ares, mas mantém o distanciamento. O Airbnb tem um protocolo avançado de higienização e os anfitriões que se comprometem com esse protocolo ganham destaque nas buscas. Eles devem garantir um prazo de 24 horas entre a saída de um hóspede e a chegada do próximo. Já os anfitriões que não realizam todas etapas de higienização são obrigados pela plataforma a esperar 72 horas antes de receber novos viajantes.

Cuidados extras para se hospedar em Airbnb

Por precaução, vale levar suas próprias toalhas e roupas de cama, higienizar colchões e sofás com spray desinfetante, assim como mesas, balcões e outras superfícies, além de lavar e escaldar as louças e utensílios de cozinha. Lembre-se que a transmissão do novo coronavirus por partículoas, além das gotículas não é uma possibilidade descartada pela comunidade científica. Uma faxinhazinha antes de relaxar e curtir não vai estragar sua viagem, muito pelo contrário, é mais uma forma de ter tranquilidade pra aproveitar uns merecidos dias fora da rotina.

Sobre hotéis e pousadas na pandemia

Hotéis e pousadas também seguem protocolos de segurança e têm, inclusive, mais recursos para cumprí-los à risca, com produtos, equipes e equipamentos profissionais. Há alguns meses, o Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável que exige um cadastro específico aos estabelecimentos e impõe regras claras para que os turistas brasileiros se sintam mais seguros. Dê preferência às hospedagens que têm o selo.

Porém, lembre-se que em hotéis e pousadas você vai se deparar com outros hóspedes circulando nas áreas comuns e, assim acontece nos aeroportos, nada garante que essas pessoas estejam tomando os mesmos cuidados que você.

Sua atenção precisa ser redobrada para viajar na pandemia.

Antes de fazer a reserva, entre em contato com o atendimento da hospedagem e peça para que expliquem sobre os protocolos, pergunte sobre a lotação máxima e, quando chegar lá, pode soltar o fiscal da vigilância sanitária que habita em você pra conferir se tudo está sendo cumprido direitinho. É a sua saúde que está em jogo, então tá liberado ser implicante (com educação, por favor.)

Evite passeios em dias e horários de pico

Se você tiver o privilégio de trabalhar em home office ou se conseguir tirar férias no período da pandemia, viaje durante a semana. Assim você evita encontrar muitos outros turistas e habitantes locais nos lugares públicos. Lembre-se de não permanecer onde não seja possível manter a distância.

Olha que delícia essa cachoeira só nossa em plena quarta-feira na Serra da Canastra , Minas Gerais:

Se for contratar guias, informe-se sobre os cuidados que a pessoa toma ao atender os viajantes e só contrate se sentir firmeza. De novo: lembre-se da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento.

Considere os riscos antes de sair pra comer

Provar da gastronomia local é uma das coisas mais legais de uma viagem. Um jeito mais seguro de fazer isso é comprar ingredientes nos mercados locais, higienizá-los e preparar uma receita típica da região na sua casa temporária. Outra opção é pedir um delivery ou até serviço de quarto, se você for se hospedar em um hotel.

Caso queira visitar um restaurante ou bar, prefira mesas de área externas e confira o distanciamento antes de se sentar pra fazer seu pedido. Se não sentir segurança, peça a refeição pra viagem.

Pense no próximo

É fato que a maioria das pessoas já relaxou completamente em relação à prevenção contra a covid-19, então pode ser que o tal do próximo não esteja nem aí com o respeito que você tem por ele. Mas agir de forma responsável é uma questão consciência e senso coletividade. Essas dicas de cuidados são importantes para quem acredita em flexibilizar com o máximo consideração consigo e com quem está a sua volta.

Seguindo essas precauções, viajar durante a pandemia vai ser uma experiência diferente, mas vai valar a pena.

Aproveite!