Um domingo em Roma | O que você precisa saber pra ver o Papa no Vaticano

Posted on

Cheguei à Roma num sábado à noite e tinha uma coisa só que eu não poderia abrir mão no dia seguinte: ver o Papa Francisco. Independentemente de religião ou qualquer convicção política, pra mim, o nosso atual Papa é carismático até mandar parar e eu não queria perder a chance de vê-lo em ação, em pleno Vaticano.

Vaticano Angelus Papa Francisco ver o papa

Todos os domingos,  ao meio dia, o Papa celebra o Angelus na Praça São Pedro,  aquela que é habitat natural da repórter Ilze Scamparini. Brincadeira! Claro que ela não mora lá, mas confesso que fiquei procurando uma cabeluda falando português com microfone da Globo na mão.  Voltando ao Chico:

 A primeira coisa que você precisa saber

Não é na basílica que o Papa aparece durante o Angelus. Apesar da imensa maioria das pessoas e todas as cadeiras do pátio estarem viradas pra basílica, ele a aparece numa janelinha do prédio ao lado.

como ver o papa em Roma

Sim. O pontinho branco que mal dá pra enxergar é o Papa Francisco. Eu estava do lado oposto ao prédio, me escondendo do sol do verão de Roma que naquele dia me pareceu ainda mais ardido que o Rio. O resultado é que eu me poupei de uma insolação, mas a foto mais próxima que  consegui com o humilde zoom do meu celular foi essa aí de cima.  A vantagem é que, em vez de me concentrar na foto, eu fiz o que realmente tinha ido fazer lá que era ouvir o Papa falar. Ele deu um bom dia sorridente pra todo mundo, fez a oração, agiu com um bom vovô fofo e depois pediu para rezarmos pelas pessoas na Síria. Dá pra entender quase tudo o que ele diz, mesmo que você não fale italiano.

A segunda coisa que você precisa saber

É que é bom chegar antes do meio dia porque lota. A Praça São Pedro fica parecendo um formigueiro de fiéis, peregrinos, freiras, padres, monges, turistas e curiosos e todos os tipos e todos os cantos do mundo. Tem vários telões espalhados pela praça, mas nada se compara a achar um bom lugar pra ver tudo sem precisar deles.

Como ver o Papa no Vaticano

E A ÚLTIMA COISA

É que dura muito pouco. Não cronometrei, lógico, mas vou chutar aqui que o Angelus no Vaticano dura uns 10 ou 15 minutos no máximo. Isso é uma beleza pra quem não gosta dessas coisas e tá ali só pra ser parceiro de viagem de alguém. Mas se você quer ver o Chico falar, trate se não se atrasar porque se não, o máximo que vai ter é um amém, um tchau e a janelinha se fechando.

Ir ao Angelus no domingo é uma forma fácil e de ver ou quase ver o papa, mas não é a única. Se você quiser saber mais, pode clicar aqui.

No próximo post eu vou falar sobre o que fazer e onde comer depois que a mini-missa acaba. : )