Şerefe! É assim que se brinda na Turquia. E uma das melhores maneiras de brindar esse país sensacional é com o rakı (sem pingo no i), uma bebida destilada que tem cheiro e gosto de anis, só que é feita a partir de uvas. Falando assim, dá impressão que doce é fraquinho, né? Mas o sabor é refrescante e é bom pegar leve porque o teor alcoólico é nada menos que 45%, e algumas marcas chegam a ter 50%.
O rakı é pra bebericar devagar, em longas conversas com os amigos, beliscando aperitivos como o queijo branco que os turcos chamam de beyaz peynir. Eu experimentei num jantar, acompanhando kebab mais outras comidas que até hoje eu não descobri o que eram, e também bebi num almoço com peixe e salada.
Antes de beber você precisa acrescentar água e gelo e existe até um copo especial, que já vem uma marcação na medida pra diluir. Gravei um vídeo pra mostrar a mágica o que acontece na hora da água. Presta atenção:
Viu? É por causa dessa cor branca e por ser uma bebida tão forte que o rakı é chamado de leite de leão. Pode experimentar porque vale a pena. Şerefe!
O blog Cozinha Turca tem tudo pra matar a sua curiosidade sobre raki. Clique aqui.
E aqui, no tradutor do Google eu deixei as palavras rakı, serefe e leite de leão em turco pra você aprender como se pronuncia.
Na Turquia, você encontra rakı em restaurantes, bares e casas noturnas, além de alguns supermercados e, claro, no freeshop. Se a vontade bateu e você não quer esperar pra beber in loco, tem pra vender aqui.