Imagina só: você de malas prontas pro Rio, sonhando com longos dias de praia, sol e céu azul. Imaginou? Agora, já pensou no que você vai fazer se chover?
Longe de mim jogar um balde de água fria no seu sonho dourado de eterno verão carioca, mas ao contrário do que muitos viajantes pensam, no Rio chove, sim. Eu já cheguei aqui várias vezes debaixo de chuva e só vi a cara no sol na hora de embarcar de volta pra casa.
Caso algo do tipo aconteça com você, nem pense em ficar trancado no quarto do hotel ou se enfurnar dentro de shopping, pelo amor de São Sebastião.
Vem cá que eu te mostro como aproveitar dignamente o seu tempo no Rio, mesmo se você for obrigado a trocar seu guarda-sol por um guarda-chuva.
Já aviso que são programas culturais. Mas, mesmo que você não curta esse tipo de passeio, vale a pena porque rende fotos lindas.
Então tá.. esqueça a praia vá passar um dia no Centro da Cidade.
Sim, o Centro do Rio é onde está a maior concentração de atrações turísticas com paredes e um teto pra manter a chuva longe da sua cabeça. Entre elas, minhas preferidas são essas daqui,ó:
O Centro Cultural Banco do Brasil fica num prédio bonitão de mais de 130 anos e sempre tem alguma exposição legal pra você conferir. Lá dentro também tem um teatro e um cinema, além da exposição permanente sobre o dinheiro, que é bacana de ver. Se a chuva não estiver muito cruel, na saída dá pra passar pela Rua do Ouvidor, comer uma feijoada e ouvir o sambinha que rola sábado sim/sábado não. Ah. O CCBB fica fechado nas terças-feiras, tá? Ali pertinho tem a Casa França Brasil e o Centro Cultural dos Correios que também merecem uma visitinha.
Olha só que lindeza que é este Real Gabinete Português de Leitura. Eu era criança quando entrei lá pela primeira vez e tive certeza que tinha sido transportada magicamente pra biblioteca da Bela e a Fera (fã dos clássicos Disney falando. Me julguem.) Mas não é uma coisa linda de doer? O Real Gabinete Português de Leitura foi inaugurado pela Princesa Isabel em 1837 e foi onde Machado de Assis conduziu as primeiras sessões solenes da Academia Brasileira de Letras. Demais, né?
É a maior biblioteca da América Latina e uma das 10 maiores do mundo. Ela foi fundada por D. João e aberta ao público em 1814. Hoje, o acervo da Biblioteca Nacional é de 9 milhões de itens. Só de respirar lá dentro você já fica mais culto e inteligente. Além da monstruosa quantidade de livros, o lugar impressiona também pela arquitetura que mistura neoclássico com art nouveau e outros estilos que eu não sei identificar, mas sei achar bonito ; ) A Biblioteca Nacional também tem visitas guiadas, clica aqui pra ver.
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é de cair o queixo. Ele foi inaugurado em 1909 e passou por um reforma em 2010 que deixou tudo tinindo de novo outra vez. O prédio é todo cheio de maravilhosidades por dentro e por fora e, além do palco esplendoroso, tem quadros, afrescos e vitrais muito, muito bonitos. Quem quiser conhecer e ainda aprender sobre a história do teatro pode aproveitar as visitas guiadas (pra saber mais, clique aqui). Mas, se eu fosse você, daria uma conferida na agenda deles antes de ir. Vai que tem algum espetáculo em cartaz no dia em você resolver aparecer por lá, né? Aí sim sua visita vai ficar emocionante de verdade.
Nada melhor pra fechar seu passeio pelo Centro do Rio com um café na confeitaria mais famosa e mais linda do Brasil. A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894, pensa só. Os doces são especialidades da casa, obviamente, e eu queria morar lá dentro pra experimentar cada um com calma. Mas eles também servem almoço e têm um salgado que se chamado Maravilha de Camarão que tem uma história boa. No 1º de abril, a Confeitaria fazia maravilhas falsas recheadas com algodão e vendia para seus clientes enganarem os amigos. Pena que não tem mais isso.
Outra coisa legal é que lá tem um monte de latas, caixas de biscoitos e mais lindezas pra levar de lembrança.
fotos: Wagner Pinheiro.
E aí? Viu que dá pra passar muito bem seu tempo no Rio, mesmo com água caindo do céu sem parar? Então deixe a preguiça de lado e vá zanzar na rua.
Ah! Aqui no blog tem mais posts legais sobre o Rio:
3 dicas simples pra ir numa boa do aeroporto até o hotel.
Dossiê de Copacabana – Guia completo pra você se sentir seguro e aproveitar
e um lugar que é um tesouro escondido, longe do roteiro turístico tradicional:
Museu do Açude – Arte e natureza num passeio só.
GOSTOU DO POST?
Beijo e boa viagem.