Hierápolis e Pamukkale | Ruínas de uma cidade romana ao lado das piscinas naturais mais incríveis que você já viu

Posted on
Pamukkale Conton Castle

Sabe quando você encasqueta com uma coisa e não tira da cabeça enquanto não faz? Eu encasquetei com Pamukkale, desde quando comecei a pesquisar sobre a Turquia. O motivo tá aí:

Pamukkale pamukale turquia

Pode um negócio desse? Lindo de doer, né? Pamukkale, que significa castelo de algodão, é essa coisa sensacional formada por terraços que parecem de neve, mas são de rocha calcária e cheios de água termal, que é quentinha (35 °C) e faz muito bem pra pele. Dizem que a Cleópatra mandava seus servos buscarem água de Pamukkale e levarem até o Egito pra ela poder tomar banho.

Essa  água sobe da nascente no fundo da terra e vem trazendo carbonato de cálcio, que chega gelatinoso na superfície, mas vai endurecendo e formando essas piscinas inacreditáveis.  Quando cheguei no topo dessa montanha branca, tive que parar por uns segundos pro meu cérebro aceitar que algo tão surreal pudesse ser de verdade. Só não demorou muito porque pra andar entre piscinas a gente tem que tirar os sapatos/chinelos e o chão tá longe ser gostoso de pisar.

Pamukkale turquia

Essas nervuras incomodam, principalmente se você quiser andar rápido, e tem umas pedrinhas soltas também. Mas é uma chatice tolerável e nem de longe te impede de aproveitar o lugar. Dentro das piscinas, tem uma lama branca que você pode passar na pele se quiser. Eu fiquei meio hesitante, ao contrário das minhas amigas russas que desfilavam fazendo cosplay de Chico Science no clipe do Maracatu Atômico.  Mas elas que estavam certas porque, mesmo com o pouquinho que eu passei, já deu pra sentir a pele bem mais macia.

A água bate no meio da canela ou no máximo até um pouco a cima do joelho, nas piscinas lá de baixo. Olha como é raso:

Pamukkale piscinas naturais turquia

Pamukkale piscinas naturais turquia

Se quiser nadar de verdade, você pode ir até a piscina da Cleópatra e dar seu mergulho por uma bagatela de 30 liras. É bem bonita, tem colunas romanas que ficavam em volta e caíram dentro da água depois de um terremoto. O povo achou legal e deixou assim pra dar uma cara diferente. Mas, eu achei que o preço não compensava, ainda mais porque no verão é muito cheio de gente.

piscina cleópatra pamukkale turquia

Agora que eu reparei que fiz esse post na ordem contrária da que você vai ver durante seu passeio por lá. Primeiro você chega por uma entrada que parece uma rodoviária, depois passa pelos portões de Hierápolis, vê o ginásio, o teatro, depois a piscina e aí Pamukkale. Então, vamos falar da cidade pra fechar o post.

Hierapolis turquia

Hierápolis foi fundada como uma estância termal, no sec. II A.C, durante o Império Selêucia (eu nunca tinha ouvido falar) e depois passou a fazer parte do Império Romano, período em que chegou a ter 100 mil habitantes. Durante o governo de Nero, um terremoto devastou a cidade, então os romanos reconstruíram tudo ao estilo deles.  A estância e as piscinas de Pamukkale ficaram tão famosas que o imperador Adriano saiu lá de Roma pra fazer uma visita.

Durante a idade média, Hierápolis foi destruída pelos persas e por outro terremoto. O que sobrou é o que a gente pode ver  hoje. E até que sobrou muita coisa: ainda tem pedaços do ginásio em pé, além do banho romano, da enorme necrópoles e o teatro que é o da foto aí de cima.

Hierápolis

É bom saber que Hierápolis e Pamukkale são longe de Istambul, mas ficam perto de Izmir, onde tem aeroporto. Eu fui numa excursão de um dia pela Fez Travel, saindo de Kuşadası, que é uma cidade ponto de parada de muitos cruzeiros e que vai ser assunto de um próximo post.

A guia da excursão, Gül Meryem Karakaş, é fantástica. Ela te conta o que você quiser sobre a história, política e arqueologia da Turquia e é uma simpatia só. Mas achei o passeio muito corrido e senti que tivemos um bom tempo pra explorar a loja de Onix e jóias (linda, mas totalmente arapuca de turista), enquanto em Pamukkale fizemos tudo meio às pressas. Soube de gente que foi pra lá por outras empresas e passou pela mesma coisa, então suspeito que seja um padrão. Vale perguntar tudo sobre os horários pra empresa que vai te levar ou até considerar ir por conta própria. Imagina encerrar um dia tranquilo de Pamukkale com um por do sol nas piscinas?

: )

É isso! Beijo e boa viagem.

P.S: Quer mais dicas sobre a Turquia? Tem um monte aqui.