Fontana de Trevi | Saiba o melhor horário pra visitar

Posted on

Não sei de você, mas um dos meus motivos preferidos pra viajar é ver gente diferente. Só que, quando o que eu quero é conhecer paisagens e monumentos, quanto menos gente melhor, né? Esse é bem o caso da Fontana de Trevi.

1170829_691644597529903_872501753_n

Assim que decidi ir pra Roma, coloquei a Fontana na minha listinha “não saio daqui sem ver”, exatamente como fazem os outros milhões de turistas que visitam anualmente a cidade eterna. E esse povo todo vai pra lá com a mesma ideia: apreciar o monumento, jogar uma moeda,  fazer um pedido e, é lógico, tirar foto de tudo. Mas isso quer dizer que você vai ter que se espremer na multidão pra conseguir seguir a tradição quando estiver lá? Não, não! A Fontana de Trevi pode ser todinha sua por tempo suficiente pra você pagar de turista à vontade, sem medo de ser feliz. Mas pra isso, você vai ter que acordar cedo. Olha só o motivo:

Fontana1

Eu já tinha ouvido dizer que à noite é o melhor horário pra ver a poolparty de Netuno e seus amigos, mas cheguei lá pelas 21h30 e até quase 23h ainda tinha um tanto bom de gente (no inverno o frio espanta as pessoas mais cedo). Não que seja ruim sentar na arquibancadinha da Fontana com outras pessoas em volta. Achei bem legal, aliás. O clima tava uma delícia e as pessoas foram super amigáveis, dando licença pros coleguinhas gastarem sua cota de tempo sentados na borda da fonte. Mas, não teve jeito de olhar as esculturas de todos os ângulos que eu queria, menos ainda de tirar uma foto que fosse realmente do meu agrado. Foi aqui que a @van_ju me deu a dica pelo Instagram: chegar à Fontana di Trevi lá pelas 8h da manhã. Não é sair do hotel 8h, é pra chegar lá por volta das 8h. Depois das 9h, já começa a ficar assim, como nessa foto que eu capturei da Wikipédia, ó:

Crowded Trevi Fountain

Eu sei, eu sei que pra muita gente, levantar antes das 10h é um coisa que dói, ainda mais nas férias. Mas vale a pena. Poder tomar seu tempo e olhar tudo sem ser atrapalhado nem se preocupar se está atrapalhando os outros (justamente porque quase não tem outros) é uma beleza. Fora o fato de que você não vai precisar fazer nenhum esforço pra ter cliques sensacionais, só você e a Fontana, a Fontana e você.

Fontana di Trevi

Viu só? Deixa pra dormir quando chegar em casa.

Pra fechar, curiosidades sobre a Fontana de Trevi:

1. As moedas que a gente joga lá somam cerca de 700 mil Euros por ano. Elas são recolhidas da água e doadas para a manutenção de um supermercado em Casilino, onde os sem teto podem fazem compras, sem precisar pagar. Legal, né? Soube só agora, depois de voltar. Mais detalhes aqui.

2. O jeito tradicional de jogar sua moeda é de costas pra fonte, com a mão direita por cima do ombro esquerdo.

3. Uma moeda = voltar a Roma um dia. Duas moedas = encontrar o amor da sua vida em Roma. Três moedas = se casar em Roma. Eu só sabia da primeira regra e joguei umas 5 moedinhas  (de Real, porque Euro é Euro) já que quero voltar 5 vezes, pelo menos. Agora não tenho ideia do que vai acontecer, rs!

4. A Fontana de Trevi tem 26m de altura e 20m de largura e é muito difícil enquadrá-la toda numa foto com câmera humilde, já que a rua onde ela fica quase não dá recuo.

5. Foi construída por volta de 19 a.C, em uma nascente de água pura, no encontro de três vias (tre vie) por isso o nome virou Trevi. Em 1629, o Papa Urbano VII mandou reformá-la, seguindo um projeto de Bernini, mas foi em 1766 que ela ganhou a estátua de Netuno, esculpida por Pietro Bracci e ficou do jeito que a gente conhece hoje.