Passar uns minutos admirando a vista panorâmica de Roma foi uma coisa inesquecível pra mim. Por isso, resolvi postar aqui dois lugares que eu conheci que são perfeitos pra ver a cidade do alto e um outro que ficou na minha gigantesca lista de “preciso voltar por causa disso”.
O primeiro é este aqui:
Saí do Vaticano e fui direto pra lá. Dá pra ir a pé tranquilamente e vale muito a pena porque, além da vista, o castelo é bem legal por dentro e todo cheio de história. Ele foi construído pra ser o mausoléu do imperador Adriano e depois virou uma fortaleza militar. Quando Roma foi devastada pela peste, o papa Gregório I afirmou ter tido uma visão do Arcanjo Miguel sobre o castelo, anunciando que a epidemia tinha acabado. Por isso tem essa estátua lindona lá em cima, olha:
Mas este post é pra falar da vista, então vamos a ela. Do Castel Sant’Angelo você pode ver as pontes do Rio Tibre, o Vaticano, as árvores compridas e os prédios beges/amarelos/alaranjados de Roma.
O Castel Sant’Angelo é uma das atrações inclusas no Roma Pass e se você tiver o cartão pode entrar na faixa. Olha um pouquinho de como o castelo é por dentro:
Viu que tem um café? É charmozinho, vale fazer uma pausa lá pra descansar e beliscar ou beber alguma coisa. Mas se eu fosse você, reservaria um tempinho pra comer no Forno Pizza que fica ali perto, seguindo a rua da Ponte Sant’Angelo. É uma mistura de mercadinho e lanchonete que tem pizzas e doces que… aiaiai.
Agora, voltando ao tema do post. Outro lugar imperdível se você quer ter uma vista 360° de Roma é o Il Vittoriano, também conhecido como bolo de noiva, mas que oficialmente se chama Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, que foi o primeiro rei da Itália unificada. Lá dentro funciona um museu, mas o que eu mais gostei mesmo foi o terraço. O monumento tem 70 m de altura, então imagina o alcance da vista.
Gastei meus últimos minutos romanos lá em cima e descobri que Roma é ainda mais linda do que eu pensava. A única chatice é que eu fui ao meio dia em pleno verão, o sol tava muito absurdamente forte e minha câmera com um pinguinho de bateria. Mas deu pra tirar uma fotinha o outra. Tomara que você possa ir com mais tempo, menos sol e mais coordenação motora pra usar os aplicativos de foto panorâmica. De qualquer maneira, vale cada centavo dos 7 € (ui) que a gente paga pra subir.
E pra fechar, a vista que eu não vi. Pensa que sensacional olhar para praça São Pedro deste lugar:
Pra tirar um foto dessa e outras tão legais quanto, você precisa subir humildes 551 degraus, ou só 320 se você decidir pegar o elevador. Como conheci o Vaticano e com a Praça São lotada em pleno domingo, e não subi na cúpula, não conseguir entender que era tão bonito assim. Mais uma das minhas desculpas pra voltar à Roma.
É isso. Se quiser ver mais fotos e saber mais sobre a cúpula da Basílica de São Pedro, basta clicar aqui.