Viagem de Ano Novo | Opções não faltam pra virada 2013/2014

Posted on

 

Pausa nos posts turcos pra falar de um assunto urgente para os festeiros viajantes.

Réveillon 2014

Tá mais que em cima da hora pra organizar a viagem de Ano Novo. Você sabe disso, eu sei disso, então bora decidir esse destino logo, porque se correr ainda dá tempo de passar um réveillon incrível. Andei pesquisando o que tem de bom pra fazer na hora que 2014 chegar, juntei com viagens de Ano Novo que eu já fiz e o resultado tá aqui. Tomara que seja útil.

Rio

Eu tenho a sorte de ter família e grandes amigos que moram no Rio e, talvez por isso, as melhores viradas de ano da minha vida foram em território carioca. Sou suspeita pra falar da Cidade Maravilhosa, mas bem sei que é importante ser realista na hora de indicar o réveillon do Rio, principalmente, pra quem nunca esteve por lá.

Pra começar, a famosa virada de Copacabana é um senhora muvuca. Mas a queima de fogos é realmente espetacular e, se você entrar no clima, a bagunça na praia pode ser muito divertida. Passei com o pé na areia uma vez quando era criança (e por isso mesmo amei, então não conta), mas bem me lembro de ter medo na hora de chegar e ir embora. Há uns 4 anos repeti a dose, porém vi os fogos de um apartamento e só depois a turma decidiu descer. Tem todo o tipo de figura na rua e o clima é muito animado, mas meio tenso, não dá negar. Claro que não é uma guerra civil como muita gente acha, só é importante ficar atento sempre. E, se você estiver hospedado longe da Zona Sul, vai ter que chegar à praia bem antes da meia noite e tem grandes chances de voltar com o sol nascendo mesmo que não queira, porque o trânsito fica muito mais enlouquecido do que o normal. Vale vistar o site do evento que logo vai estar atualizado com o line up dos shows, mapas, instruções sobre como chegar e tudo o mais.

Mas o réveillon de Copa está longe de ser a única festa famosa do Ano Novo no Rio. Muitos clubes e hotéis oferecem viradas caprichadas que costumam incluir shows com as baterias das maiores escolas de samba, blocos de carnaval, funkeiros, bandas, DJs, bebida à vontade, além de ceia e café da manhã. Uma que costuma chamar muita atenção dos turistas é a que acontece no Morro da Urca (aquele colado no Pão de Açúcar). Dá pra imaginar a vista? Nem precisa, é só clicar aqui pra ver um vídeo da virada.  No site oficial do evento tem tudo o que você precisa saber, mais o link pra comprar os ingressos que já estão no segundo lote e variam entre R$ 650,00 e R$1050,00.  E tem outras opções, olha só:

 Réveillon Carioca 2014 | Hotel Royal Tulip, em São Conrado, com Carrossel de Emoções, MC Marcinho, Thiago Martins e Naza Brothrers.

 Réveillon da Gávea 2014 | Sociedade Germânica, na Gávea, com Sapucapeta, DJ Marlboro, DJ Frarinha e Retro Set.

Réveillon House Rio | Mansão do Joá, na estrada do Joá, com FELGUK, Carlo Dall’Anese, Naza Brothers e Mary Olivetti.

Essas são três das festas mais acessadas no site Rio Festa/Boa Diversão. Se quiser pesquisar mais, tem aqui.

PPP

Eu já falei aqui sobre a razão pela qual você deve ficar bem longe da ChampsÉlyssés no réveillon. Pra resumir: é muito, muito frio, não tem fogos e sobra gente querendo arrumar encrenca na rua.  Mas tem um jeito muito divertido de passar a virada do ano com festa em Paris: o pub crawl.  É um tour que começa as 20h e passa por 3 pubs e acaba numa balada pra virada do ano. Por um preço fixo você tem direito a todos os ingressos, três drinks nos primeiros três bares, um Jägerbomb e uma taça de champagne pra brindar a chegada do Ano Novo.

Quem organiza o pub crawl  de Ano Novo parisiense é a empresa Sandemans, que também faz sensacionais tours a pé  pela cidade luz em todos os outros dias do ano.  Em frente ao metrô Blanche é onde se concentram os os guias e a turma que vai contar 3,2, 1 com você (pelo menos até 2013 foi assim). De lá todos saem caminhando entre os bares do Montmartre e no trajeto já dá pra começar a fazer amizades. Meu primeiro réveillon fora do país foi com eles e confesso que achei bem esquisito não ver fogos nem gente de branco, mas não dá pra negar que foi excelente. Só recomendo ser pontual com o horário do encontro, se não o povo te deixa pra trás, sem dó.

A Sandemans também faz pub crawls em Londres, Amsterdam, Copenhagem, Berlim, Dublin, Hamburdo, Madri, Munique, Bruxelas e Edimburgo.

TaípeFinal

A cidade baiana de Trancoso vai sediar pela décima quarta vez uma das festas de réveillon mais bem faladas do Brasil. A Festa do Taípe acontece em tendas montadas na praia, com DJ pra compor a trilha sonora, as famosas falésias de Trancoso como cenário e gente muito bonita como companhia.

Necessariamente, a animação vai muito além da meia noite e acho difícil você querer ir embora antes do sol nascer. Outra coisa que pode não ser muito fácil é encontrar ingressos, porque a procura é bem grande. A pré-venda já se esgotou, então é bom ficar de olho no Facebook deles, aqui.

SuaFesta

Eu sei, eu sei. Se você adora viajar e não perde uma festinha, passar o réveillon em casa não parece uma ideia muito divertida. Nenhum pouco, aliás. Mas e se você tiver que trabalhar ou estudar na época? E se estiver precisando economizar? Ou se qualquer empecilho estragar seus planos? Vai sofrer? No último dia do ano? Ah, não vai! Você vai fazer a sua festa. Vai chamar seus amigos que também ficaram na cidade, seus primos, seu vizinho, quem você quiser. Vai enfeitar a casa, servir uma ceia gostosa, fazer uma playlist bem animada, estourar champagne junto com aqueles tubos de confete laminado brega e vai comemorar a chegada do Ano Novo.  Porque se você tiver motivos pra agradecer e alguém pra abraçar, vale muito a pena.