Um dia na Prainha

Posted on

Vamos fazer jus ao nome desse blog e começar de verdade a temporada de posts cariocas falando de uma praia que poucos turistas conhecem? Siiiim. Então, chega mais e bora pra Prainha Rio de Janeiro -RJ. Ela é uma praia pequena (jura?) com um paredão de floresta enorme atrás, pedras aletórias espalhadas pela areia que servem de enfeite e de esconderijo nos momentos de sol impiedoso e um mar quase sempre bom pra quem gosta de pegar onda.

 

Um viajante padrão raramente inclui a Prainha no roteiro de coisas pra fazer no Rio. Na verdade, muita gente nem sabe que ela existe e há boas razões pra isso. Aqui ó:

1. É longe pra caramba – quando eu digo longe, é longe da Zona Sul, que é onde praticamente todos os turistas se hospedam. É lááá depois do Recreio.

2. É difícil chegar pra quem não está de carro – fica numa área de preservação ambiental, o que quer dizer que não tem casas, não tem comércio, além dos dois quiosques e do restaurante, então não tem ônubus nem táxis dando sopa por lá.

3. Não é um passeio icônico – é um bônus. Eu não recomendaria pra alguém que vai passar poucos dias no Rio, porque a cidade tem coisa demais pra ver e a Prainha demanda um dia inteiro só pra ela. Mas se você estiver com tempo sobrando, vale muito a pena fazer uma viagenzinha dentro da sua viagem e ir até lá pra conhecer.

Prainha rj

Fui pra lá há alguns dias, numa quinta-feira de folga. Mesmo no alto verão, tinha pouca gente, o que fez com que ela ficasse ainda mais diferente das praias lotadas e agitadas do Rio.

A melhor coisa é chegar cedo, curtir a manhã e na hora do almoço pedir um filé de peixe caprichado no restaurante que eu não sei o nome. Ele fica escondido no canto da praia, mas não tem erro porque é o único que tem. Depois você pode dar uma passeada no parque que tem lá do outro lado da rua e fazer uma caminhadinha no mato ou voltar pra nadar/ jacarezar na areia eternamente até o sol se pôr.

restaurante

Aliás, na Prainha não tem energia elétrica, então quase todo mundo vai embora junto com o sol. Aí fica você na companhia da lua e das estrelas, olha que romântico. Só que nem tanto. Poderia ser uma experiência bem legal, mas sempre sobram umas pessoas ali, outras aqui e não tem muito jeito de ver direito a cara delas no escuro, então devo confessar que me dá um medinho de ficar depois de a noite cai.

Ah! Tem uma torta de banana caprichadíssima no primeiro quiosque, que eu provaria se eu fosse você.  No parque e numa espécie de posto ao lado do estacionamento tem banheiros e chuveiros de água doce pra você tirar o sal do corpo antes de ir embora.

Prainha Rio de Janeiro

E aí? Que tal a Prainha?

Se deu vontade de conhecer,clica aqui que tem instruções sobre como chegar.

mapa prainha rop de janeiro

: )