Sabe o que você precisa pra ser recebido com festa na Turquia? Ser brasileiro.

Posted on

Durante os dias que passei de férias na Turquia, eu percebi uma coisa:

turco sabe

Lá eles tratam os turistas muito, muito bem.

Eu desconfiava que aquela simpatia toda tinha o único objetivo de vender brincos, pulseiras, passeios de barco, kebabs, docinhos, badulaques e tapetes de seda de seis mil Euros (judiação) pra gringa aqui. Mas não é só por isso. Eles são gente boa mesmo. E adoram papear com gente fora.

Agora, se você quiser ver uma reação engraça quando estiver por lá, diga as palavras mágicas: eu sou do Brasil. A resposta vai ser algo como “Eeee, Brezilyaaaa! Bom dia! Como vai? Alex de Souza/Adriana Lima/Felipe Meloooo!”

trindade

Entendeu nada, né? Eu te explico.

vãocomacara

Acho que tem toda uma identificação inter-povos. Talvez porque nós também somos animados, como eles. Pra mim, eles são os latinos da Eurásia.

 

vãocomacara3Sim! Eles falam frases inteiras e alguns até batem papo em português. E espanhol, inglês, japonês, italiano, alemão, francês e por aí vai. Coisa de povo mercador, acostumado a lidar com gente de tudo o que é canto, desde sempre. Isso em Istambul. Em Ankara, várias vezes eu tive que me virar na mímica e no desenho, porque gente com inglês bom era raridade.

vãocomacara2

Talvez até mais intensamente do que a gente. Ou não, não sei. De qualquer jeito, o Felipe Melo que joga lá, no Galatasaray e o Alex que jogou no Fenerbahçe, são muito queridos pela turcaiada.

 

vãocomacara4

Nem tchum pra Gisele. Na Turquia, a Adriana Lima tem status de rainha. Pelo menos quando eu fui, vi três campanhas publicitárias diferentes estreladas por ela nas ruas turcas.

Concluindo: sei lá se eles acham que a Adriana Lima é sua prima primeira ou se eles imaginam que foi você quem ensinou o Felipe Melo ou Alex a jogar bola. Mas eles gostam e demonstram que gostam da gente.

Quando você estiver em terras turcas, diga pra eles que você é do Brasil e entre na festa.

  • Share
  • Andreia Maria de Oliveira

    Que legal!!!! Então Gabi eu mereço AnKara, apesar de não ser boa em mímica, até faço uns “desenhozinhos”, porque inglês zero!!!! Me sentirei em casa!!!!!kakakakaka…. só prá iniciar os trabalhos? Como mesmo eu digo? “Sou brasileira”?

    • Gabi Alvarenga

      Que bom que você gostou, Andréia!
      “Sou do Brasil”, em turco: Ben brezilya danim.
      🙂