Glória Maria e uma lição sobre viagens, coragem e liberdade.

Posted on

 

Se você é um ser humano brasileiro minimamente enlouquecido por viagens, é bem possível que você já tenha se retorcido de vontade de ser a Glória Maria. Ou pelo menos ter o passaporte tão carimbado quanto o dela. Os lugares que ela visita pelo Globo Repórter são o sonho dourado, brilhante e cintilante de qualquer viajante que se preze. Mas pouca gente para pra pensar que não foi nada fácil chegar onde ela chegou, menos ainda qual é a verdadeira motivação por trás por desse trabalho incrível que ela tem.

Nesta entrevista aí em baixo, Glória mostra o quanto ela aprende com as viagens que faz e conta um pouco sobre carreira. Mas o que me chamou a atenção foi o que a avó dela ensinou (<3 vovós).  Olha só:

A qualidade do vídeo está uma cáca? Sim, está uma cáca. Mas enquanto a pessoa aqui não descobre um jeito de embedar vídeos da GlobosatPlay e afins, vamos relevar o pixalamento desenfreado e focar na mensagem.

“A única coisa que você não pode perder é a liberdade.”

Ter coragem para se expor na TV foi a forma que ela encontrou de se sobrepor ao preconceito. Ser livre foi forma que ela encontrou de dar valor ao que faltou aos seus antepassados. E faz muito sentido que uma pessoa com essa história de vida tenha se encantando tanto por viagens a ponto de fazer disso o seu trabalho.

Acredito demais que quando algo nos apaixona e nos inspira é porque se espelha em outra coisa que já existe lá dentro da gente. Tem a ver com valores que alguém nos passou e que, com certeza, vamos tentar passa pra frente. Vem antes e continua depois.

Eu tenho pensado muito sobre isso, sobre a minha real motivação pra viajar. Não vai demorar muito pra eu conseguir juntar todas as minhas conclusões num post especial sobre o assunto.

Mas e você? Já parou pra pensar o que está por trás da sua paixão por viagens?

O que é que te faz entrar num avião ou pegar estrada e se meter num lugar desconhecido? O que é que faz você deixar o conforto da sua casa e de tudo o que você já conhece? O que é que tem mundo a fora que fascina você?

Conta pra mim aí nos comentários. Bora aprofundar nosso papo sobre viagens. Porque tão bom quanto viajar é conversar a respeito.

  • Share
  • Nicole Tiktin

    aah essa paixão por viagem que nos consome.. a curiosidade de saber como as coisas funcionam fora daqui, conhecer novos costumes, novas comidas, novos lugares… amo demais tudo isso!

  • Thiago Carvalho

    Muito interessante essa visão não apenas romântica sobre viajar! Obrigado por compartilhar. Da minha parte o que mais me motiva a viajar é sair um pouco do cotidiano repetitivo da sociedade moderna para conhecer paisagens, costumes e sociedades com diferentes visões da nossa.