Museu do Açude, Rio de Janeiro | Arte e natureza num passeio só

Posted on
Já ouviu falar no Museu do Açude? Faz pouco tempo que eu descobri que ele existe e pra mim foi um verdadeiro achado. Fica na Floresta da Tijuca, lá Alto da Boa Vista e abriga um pedaço da bela coleção de arte de Castro Maya, que era o dono da propriedade e deve ter sido o cliente mais amado pelos donos de fábrica de azulejo de todos os tempos. Sério, a azulejaria tá pra todo lado e é uma coisa linda de se ver.

Azulejos Museu do Açude

Azulejos Museu do Açude

Além das peças de cerâmica, dos painéis que ficam dentro e fora de casa e os bancos decorados nos jardins, no Museu do Açude você vai encontrar arte oriental, arte europeia e arte brasileira.

Durante o anos 90, o museu ganhou um Espaço de Instalações Permanentes, criado pelo curador Marcio Doctors. É uma parte toda dedicada à arte contemporânea, com obras sensacionais que ficam literalmente no meio do mato.

Helio Oicitica museu do açude

piotr uklanski museu do açude

P1010716

passarela eduardo coimbra museu do açude

Demais, né?

É um lugar perfeito pra apreciar as obras e curtir a natureza sensacional do Rio de Janeiro ao mesmo tempo.

Na recepção, vale dedicar uns minutinhos pra saber quem foi Raymundo Ottoni de Castro Maya. A história dele é legal e vai deixar sua visita mais interessante. Ele nasceu em Paris, em 1894 e se tornou empresário, patrono das artes, esportista e naturalista e também era festeiro. Mega festas de réveillon e outras festas temáticas rolaram no Açude. Imagina uma pool party aqui, rs:

piscina viuva porcina museu do açude

Essa piscina foi usada como cenário na novela Roque Santeiro, que foi super famosa nos anos 80. Era aí que a personagem Viúva Porcina relaxava nos dias de calor. E isso é só uma das curiosidades do lugar.

Ah! Uma coisa importante é que o Museu  não tem restaurante, café, lanchonete, nada disso. Então, é uma boa levar um lanchinho pra beliscar. Dá até pra fazer um pique-nique, mas só com autorização, tá?  Você pode conseguir a sua clicando aqui .

Museu do Açude picnic

O Museu do Açude fica aberto das 11h às 17h e  fecha durante terças-feiras.

Pra entrar você paga só R$6,00 e se for numa quinta-feira, entra de graça, olha que beleza!

acesso não é dos mais fáceis, mas compensa o esforço. O melhor jeito de ir é de carro (o estacionamento lá é grátis) ou com um taxista gente boa que não vai te deixar na mão na hora de voltar. Foi o que aconteceu com a gente e os seguranças do museu contaram que isso é bem comum. Outra opção é fazer uma viagem agendada com o motorista de aplicativo e enviar mensagem explicando onde você está assim que a corrida for aceita. Como o lugar não é muito conhecido, os motoristas podem se perder e desistir da corrida.

Anota aí o endereço pra jogar no Google Maps: Estrada do Açude, 764, Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. A entrada tem é essa cara aqui:

entrada museu do açude

Museu do  Açude vale muito a pena pra quem quer fugir dos pontos turísticos cariocas convencionais. Eu pretendo voltar, com certeza.

É isso!

Beijo e bom passeio.

ps: as fotos com definição xué são do meu celular. As bonitas são da minha amiga Cacá. 😉

 

: )

Postado por Gabriela Alvarenga

Gabriela Outros Roteiros  Clique na fotita pra acompanhar a gente no Instagram.

  • Share